Uerj se posiciona sobre retorno das atividades presenciais, ressaltando a importância de avaliar cientificamente a retomada

A Uerj se posicionou em duas oportunidades na última semana sobre a possibilidade de retomada das atividades presenciais da universidade. Em duas notas, uma produzida no dia 16/06 pela Comissão para acompanhamento e suporte à tomada de decisão sobre o Coronavírus no âmbito da Uerj, e outra no dia 19/06, assinada pelo reitor Ricardo Lodi Ribeiro, a instituição ressalta a importância de garantir as condições sanitárias, acadêmicas e logísticas para seu funcionamento, e a importância de utilizar as avaliações da comunidade científica e os indicadores de pesquisas para definir o melhor momento para o retorno das atividades presenciais.

O primeiro comunicado, produzido pela Comissão para acompanhamento e suporte à tomada de decisão sobre o Coronavírus no âmbito da Uerj, foi publicado no dia 16/06. Neste, a universidade se posicionou sobre as medidas de distanciamento social no atual momento da pandemia e recomendou ações de médio e longo prazos para o enfrentamento da COVID-19, tendo como base a comunidade científica e especialistas em saúde pública.

Dentre as recomendações apontadas pela comissão da universidade estão a revogação do atual decreto de abertura e a articulação entre o governo do Estado e as prefeituras da Região Metropolitana para a adoção de diretrizes coordenadas que tracem metas e normas técnicas para a abertura gradual e retorno das atividades. Para tal, foram analisados indicadores como a manutenção da curva ascendente de contágio do COVID-19 e da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a taxa de ocupação de leitos nas unidades, e a alta taxa de letalidade do Coronavírus (que no estado chega a 9,6% dos casos e é a mais elevada do país).

16.06.2020 – Posicionamento da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) sobre medidas de enfrentamento da pandemia da Covid-19

Já na sexta-feira, dia 19/06, a Uerj emitiu uma nova nota em resposta às recomendações do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), emitidas na quinta-feira, 18/06. Na nota, assinada pelo reitor Ricardo Lodi Ribeiro, a universidade ressalta que irá retomar as atividades conforme as recomendações do MPRJ, mas para isso é preciso que a instituição atenda as recomendações acadêmicas, sanitárias e logísticas para tal.

19.06.2020 – Nota da Uerj sobre as recomendacoes do MPRJ

O Ministério Público se pronunciou através do grupo de Atuação Especializada em Educação (GAEDUC), recomendando que o Governo do Estado, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), e a Uerj apresentem em até 10 dias um plano de ação para a retomada das atividades acadêmicas dos cursos de graduação, mestrado e doutorado das unidades, além do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Colégio de Aplicação da Uerj.

Confira o site do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro

http://www.mprj.mp.br/home/-/detalhe-noticia/visualizar/87003