Em Reunião com Sintuperj, Reitoria começa a efetivar a progressão

Técnico-administrativos da Uerj progredirão com base na data de admissão de cada um a partir da folha de pagamento de dezembro. Esta foi a grande conquista dos técnico-administrativos da Uerj, após a reunião do Sintuperj com a Reitoria e representantes da Superintendência de Recursos Humanos (SRH). Uma grande vitória da categoria coroando a cobrança sistemática do Sintuperj. Especialmente através da coordenadora geral e conselheira universitária Cassia Gonçalves, que incansavelmente cobrou da Administração Central, quer nas sessões do Conselho Universitário (Consun), quer nas assembleias dos técnicos, que a progressão deveria se dar na data de admissão de cada servidor, e não em bloco levando em consideração o mês de agosto de 2017, conforme entendimento anterior da Administração Central. Confira abaixo as reiteradas defesas de Cássia:

Loana Saldanha, representando a base, também defendeu o fim da progressão em bloco citando o exemplo de um servidor que foi reenquadrado em um nível inferior e, desta forma, deixa de receber R$ 100,00 mensalmente. Cassia reiterou que a progressão na carreira com base na data de admissão individual corrige uma distorção dentro da Universidade, uma vez que iguala ao critério utilizado para a progressão docente.

Ficou acertado com o reitor Ruy Garcia Marques que as progressões se darão em quatro blocos, um por mês. O primeiro incluirá servidores que já reúnem condições de se aposentarem e já serão contemplados na folha de pagamento de dezembro, a ser paga em janeiro. Os três blocos seguintes de progressão estarão nas folhas de janeiro, fevereiro e março, pagos respectivamente nos meses subsequentes. Todos os servidores receberão os valores retroativos à data a que teriam direito à progressão. Os critérios para definir quais servidores comporão os três blocos restantes de progressão ainda serão definidos e divulgados.

A mudança nos parâmetros para as progressões, bem como a sua realização, foram garantidos pelos representantes da SRH, Marcelo Oliveira e Igor Senna. Além disso, após reivindicação de Cássia e anuência do reitor, a SRH prometeu esforços no sentido de incluir na progressão os trabalhadores que no fim da década de 1980 optaram pelo regime celetista.

Ficou acordado também que as promoções de servidores T1 para T2 ocorrerão na folha de novembro a ser paga em dezembro. Apenas a situação dos técnicos em arquivo estão sob análise.

Participaram também da reunião a coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalhador, Simone Damasceno, o delegado sindical do Hupe, Paulo Machado, o coordenador de Comunicação e Formação Sindical, Carlos Alberto Silveira (foto); e a coordenadora de Administração e Finanças, Neuza Santos.