Servidores empossados recebem saudação do Sintuperj durante Ambiente-se

O Teatro Noel Rosa foi palco da cerimônia de posse de técnicos e docentes da Uerj, na última sexta-feira (30/08), durante o Ambiente-se, evento que visa recepcionar novos servidores. Durante a cerimônia a coordenadora geral do Sintuperj Regina de Souza e a coordenadora de Formação e Comunicação Sindical, Bianca Mantovani, fizeram uma saudação em nome do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais – Sintuperj.

Regina elencou algumas das lutas atuais que o sindicato têm empreendido com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e de vida dos técnico-administrativos da Uerj, como a luta pela reformulação do plano de carreira, a retomada do pagamento dos auxílios Saúde e Educação e do auxílio PCD para os aposentados com dependentes que possuem deficiência. Assim como a participação do luta capitaneada pelo Fórum Permanente dos Servidores Públicos Estaduais do Rio de Janeiro (Fosperj), o qual o Sintuperj faz parte, pela recomposição salarial aprovada em lei e não paga aos servidores vinculados ao Poder Executivo em 2023 e 2024, totalizando 13,05%.

A coordenadora também fez um relato histórico sobre o Sintuperj, desde de sua fundação em 2000 – com a fusão das associações de Servidores da Uerj (Asuerj) de Servidores do Hupe (Ashupe) e da Fundação Norte Fluminense (Asfenorte) – passando pela sua atuação em conquistas para as universidades públicas estaduais (Uerj e Uenf), como o primeiro planos de carreiras dos técnicos, reformulações, reajustes, auxílios, a conquista da Dedicação Exclusiva pelos docentes da Uerj, incorporação da Uezo à Uerj, entre outras.

Por fim, Regina afirmou ser fundamental que os servidores sindicalizem-se ao Sintuperj a fim de fortalecer o sindicato, que é o maior instrumento de luta da classe trabalhadora.

À frente da Coordenação do Pré-vestibular Social do Sintuperj, Bianca Mantovani falou da importância do projeto criado pelas extintas associações Asuerj e Ashupe para a inclusão social de jovens e adultos que almejam ingressar no ensino superior. A coordenadora ressaltou o crescimento do Pré ao longo dos anos, tornando-se referência em termos de preparatório, e destacou a essência do projeto de preparar os estudantes não apenas para as provas como também na formação de cidadãos conscientes social e politicamente.

Bianca ressaltou que os sindicalizados ao Sintuperj têm direito de acessar ao Pré-vestibular com valores reduzidos, e reiterou o chamado aos servidores para se filiarem ao sindicato e se engajarem na luta política pela valorização de suas carreiras.

O Sintuperj respeita seu sindicalizado: confira a atuação da entidade

Além da atuação forte nas lutas políticas e a busca por ganhos sociais, os servidores sindicalizados ao Sintuperj têm outros direitos:

Assistência jurídica gratuita: responsável por representar os trabalhadores em ações relacionadas às áreas cível, administrativa, previdenciária, familiar e trabalhista;

Curso Pré-Vestibular Social: ao sindicalizar-se você contribui para que mais de 400 estudantes todos os anos possam conquistar o sonho da vaga na universidade pública. Todos os sindicalizados e seus dependentes podem também cursar o Pré-Vestibular Social do Sintuperj e têm prioridade na matrícula. O curso cobra apenas ajuda de custo, que para sindicalizados é apenas 50% do valor;

Kit escolar gratuito: distribuído no início do ano aos sindicalizados e dependentes matriculados na rede oficial de ensino.

E todos esses serviços por uma contribuição mensal de apenas 1,5% (um e meio por cento) do salário-base.

Como se sindicalizar

Passo 1: Preencha a ficha de sindicalização disponível no documento abaixo:

Ficha de sindicalização

Passo 2: Encaminhe a ficha preenchida e assinada juntamente com seu contracheque para o e-mail secretariasintuperj@gmail.com, com o título “Sindicalização”.

Observação importante: É necessário que o servidor tenha margem disponível para averbação da contribuição sindical em folha, referente a 1,5% (um e meio por cento) do salário-base.

Para demais informações e esclarecimentos, encaminhe sua dúvida pelo Whatsapp no número (21) 99552-0657.