Sintuperj recolhe mais de 3.000 assinaturas em campanha pelo adicional máximo de insalubridade para técnicos de Hupe e PPC

O Sintuperj encerrou na manhã desta segunda-feira, dia 19/06, o abaixo-assinado virtual reivindicando que os profissionais do Hupe (Hospital Universitário Pedro Ernesto) e da PPC (Policlínica Piquet Carneiro) dedicados ao combate à COVID-19 tenham direito a valor máximo no adicional de insalubridade. A petição, que teve início no dia 17/05, recolheu 3.024 assinaturas de servidores técnico-administrativos, docentes, estudantes e cidadãos do estado do Rio de Janeiro, de outros estados do Brasil e também do exterior.

O Brasil tem mais de 10% do total de mortes decorrentes do Coronavírus no planeta. Já são mais de 58 mil mortes pela COVID-19 só no Brasil, e seriam muito mais se não fosse o trabalho e a dedicação dos trabalhadores dos serviços de saúde do país, em especial do Hupe e da PPC que se colocaram como vanguarda e referência no combate à pandemia dando assistência de qualidade a população fluminense; além disso, os pesquisadores da Uerj estão batalhando incessantemente em conjunto com outras instituições para mapear os casos e apontar o real quadro do Coronavírus no Brasil, o que serve como base para que as autoridades possam agir de maneira mais eficaz no combate à doença; e muitos outros membros da comunidade uerjiana se colocaram à disposição para produzir equipamentos e insumos para garantir a segurança dos trabalhadores da linha de frente. Todo esse esforço precisa ser valorizado, mas não só pelo poder público, que compreende os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do estado do Rio de Janeiro: é necessário que a própria comunidade da Uerj preste esse reconhecimento.

Atualmente o número de técnico-administrativos da Uerj gira em torno de 6.000 servidores. É um grupo significativo dentro dos cerca de 40 mil membros da comunidade uerjiana (que compreende técnicos, docentes, estudantes e prestadores de serviços). Para que possamos ter voz é importante que os técnicos se engajem nas lutas de sua entidade, e além de defender o valor máximo do adicional de insalubridade para os técnicos do Hupe e da PPC o Sintuperj também está promovendo campanha para que o presidente da Alerj, deputado estadual André Ceciliano, encaminhe para votação em plenário o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que garante a manutenção das verbas indenizatórias dos trabalhadores que estão exercendo suas atividades de maneira remota (home-office). Um sindicato forte se faz com uma base forte, com trabalhadores participativos e engajados, que reconhecem o esforço de cada companheiro em seus respectivos postos de trabalho e lutam para que os mesmos conquistem seus justos direitos.

A lista com as assinaturas será encaminhada para o Governo do Estado, para que este avalie o engajamento da comunidade uerjiana e atenda a justa reivindicação dos trabalhadores.