Dia 04 de dezembro. No ano de 1950, se inicia um sonho de uma universidade que ousou ser mais do que um simples lugar para a concessão de diplomas. Uma instituição que se fez gigante e assumiu o protagonismo de ser o sonho daqueles que jamais tiveram a oportunidade de almejar um futuro na área do Ensino, da Pesquisa e da Extensão.
A universidade que ousou ser a primeira a adotar o ensino noturno. Que foi a pioneira na política de cotas. Que leva a sério até hoje sua missão de ser pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. A instituição que nos momentos mais difíceis toma em suas mãos a vanguarda de recuperação da sociedade fluminense e que por muitas vezes também foi abraçada por essa mesma sociedade que reconhece seus esforços e seu legado.
Essa é a instituição de trabalhadores dedicados. De servidores técnico-administrativos que entregam suas vidas por uma causa, uma missão, um sonho. De docentes que compartilham seus saberes e que também aprendem muito com a comunidade. Uma universidade que não é só um prédio, não é só um hospital-escola, não é só um emblema. É uma universidade viva, popular, inclusiva, abrangente.
O Sintuperj faz questão de nesta data tão especial parabenizar a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e todos aqueles que a constroem, servidores técnico-administrativos, docentes, estudantes, prestadores de serviço, membros da comunidade fluminense que tanto contribuem para seu crescimento. Que seus 70 anos gloriosos de história sejam o ponto de partida para muitos anos a mais abraçando o legado que lhe foi atribuído e que tão bem defende em todos os momentos: o de UNIVERSIDADE DO POVO!
Parabéns, Uerj 70 anos! Viva a educação pública, gratuita e de qualidade!
Diretoria Executiva do Sintuperj
Quadriênio 2019-2022