CARTA À POPULAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Caro morador do Estado do Rio de Janeiro,

Hoje, nós do Sintuperj, Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais no Estado do Rio de Janeiro, nos dirigimos direto a você. Muita coisa vem sendo dita sobre a Uerj, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e precisamos esclarecer alguns pontos muito importantes. Mas por que precisamos fazer essa conversa? Porque a Uerj e todos aqueles que aqui estão são importantíssimos para o desenvolvimento desse Estado que você vive e tanto ama. As coisas parecem difíceis no Rio de Janeiro, mas acredite… Se não fosse a Uerj e todos os seus trabalhadores, estudantes e prestadores de serviço estariam muito mais.

Antes de tudo, a gente precisa te apresentar o que é a Uerj… Essa universidade, que conta com 19 campi e unidades avançadas em nove municípios diferentes, atende um universo de 60 mil pessoas além de prestar inúmeros serviços para as comunidades no entorno de onde essas unidades estão instaladas. Você pode não ter um filho, um sobrinho, um irmão, um parente que estude em um dos 80 cursos de graduação da Uerj, mas com certeza conhece ao menos uma pessoa que já foi atendida com excelência em uma de nossas unidades de saúde. São três unidades de grande porte: o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), que é referência em mais de 50 especialidades; a Policlínica Universitária Piquet Carneiro (PUPC), com capacidade de atendimento ambulatorial para até 500 pacientes por dia; e o recém-inaugurado Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro (HURHC), que está levando a promoção da saúde pública e a expertise da Uerj para a cidade de Cabo Frio e toda a Região dos Lagos.

Toda essa estrutura gigantesca e a dedicação de nossos servidores técnico-administrativos, professores e estudantes transformaram a Uerj em uma das melhores instituições de Ensino Superior do país. Há muitos anos somos a oitava melhor universidade do Brasil e temos tudo para chegar ao top-5 em pouquíssimo tempo… Mas hoje o cenário que atinge a Uerj é outro. Em vez da Uerj estar evoluindo ela passa por uma nova crise que atinge toda sua comunidade.

A universidade hoje é administrada com pouquíssimos recursos. Na aprovação do último orçamento o Governo do Estado e a Alerj destinaram apenas 40% do necessário para que a instituição ofereça um serviço de qualidade para a população. E isso está se refletindo internamente, com obras de recuperação de unidades paradas, ampliação e interiorização travadas e dificuldades de gestão. E neste momento, o que parece é que não há boa vontade ou predisposição por parte do governador do Estado para resolver essa questão.

Além disso, a atual Administração Central da Uerj não consegue garantir uma de suas tarefas basilares, que é o respeito aos direitos mais elementares de seus trabalhadores e estudantes. Nesse momento existem atrasos no Auxílio-Saúde, Auxílio-Educação e Auxílio à Pessoa com Deficiência dos trabalhadores e nas bolsas de estudantes e residentes, e não há uma resposta satisfatória por parte da Reitoria de caminhos políticos e jurídicos para a resolução desses problemas.

Querido morador do Estado do Rio de Janeiro… Nesse momento a conversa é com você. Como trabalhadores e estudantes da Uerj afirmamos que queremos chegar ao maior número de locais no Estado do Rio de Janeiro e atender a população em muito mais espaços, mas hoje esse sonho é inviável. Para que possamos alcançar esse objetivo precisamos da sua ajuda, de uma maneira muito simples: APOIANDO A COMUNIDADE DA UERJ. Não é com dinheiro, porque você já paga seus impostos e colabora para que existam recursos. Queremos que você, ao ouvir falar da Uerj, se lembre de todo o retorno que a universidade entrega para a população e se solidarize quando estivermos na rua reivindicando nossos direitos.

Nós, trabalhadores técnico-administrativos da Uerj, precisaremos ir para as ruas por nossos direitos. O Governo do Estado não cumpriu o acordo do nosso reajuste salarial nos anos de 2023 e 2024, interrompeu as negociações para a reformulação do nosso Plano de Carreira e se recusa a assumir a própria responsabilidade pelo atraso dos nossos auxílios. Sem fazer barulho nós não seremos ouvidos, e seu apoio será importantíssimo para que todos possam nos conhecer e nos ouvir.

Rio de Janeiro, 13 de maio de 2024
Sintuperj – Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais no Estado do Rio de Janeiro