MOÇÃO DE APOIO AOS ESTUDANTES E RESIDENTES DA UERJ QUE ESTÃO COM OS PAGAMENTOS DE SUAS BOLSAS EM ATRASO

Nós, servidores técnico-administrativos da Uerj, reunidos em Assembleia Geral Extraordinária promovida pelo Sintuperj – Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais no Estado do Rio de Janeiro – em 09 de maio de 2024, encaminhamos e aprovamos moção em apoio aos estudantes e residentes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro que estão com suas bolsas atrasadas neste mês de maio.

O Estado do Rio de Janeiro vem, ano após ano, através de suas universidades públicas (Uerj e Uenf) demonstrando vocação para o desenvolvimento da ciência, tecnologia, inovação. Esse desenvolvimento tecnológico se reflete na área social, quando a universidade entrega para o povo do Estado resultados qualitativos e quantitativos e melhora as condições de vida da população. E em grande parte esses resultados e esse avanço da qualidade de vida do povo fluminense está ligado diretamente á atuação dos bolsistas da Uerj.

No entanto, a contrapartida para essa parte da comunidade acadêmica não está sendo respeitada, que é o pagamento na data certa e de maneira integral das bolsas de custeio e dos auxílios que garantem a subsistência de estudantes e residentes. As bolsas são o “salário” para aqueles que se dedicam às áreas de estágio interno complementar, de iniciação à docência, de extensão universitária e de residência nas áreas de saúde, além de uma justa política de reparação histórica para a parcela vulnerável economicamente que consegue chegar à universidade.

Quando uma bolsa não é paga na data correta e de maneira integral o recado que é passado para os estudantes e residentes é que os mesmos não são prioridade. O Governo do Estado e a Reitoria da Uerj tem o dever e a obrigação de empreender todos os esforços para que todos os justos direitos de todas as áreas da comunidade acadêmica sejam garantidos.

Defendemos que as políticas de permanência e assistência estudantil sejam tratadas como prioridade por todos os entes organizacionais, e que todos os valores relativos à subsistência de estudantes, técnico-administrativos, docentes e prestadores de serviços terceirizados da Uerj sejam pagos imediatamente!

Rio de Janeiro, 09 de maio de 2024
Assembleia dos Servidores Técnico-Universitários da Uerj