Fosperj promove evento “Recomposição Salarial Já!”, com participação de parlamentares e entidades

O Fosperj, Fórum dos Servidores Públicos Estaduais do Rio de Janeiro, promoveu na noite da última quinta-feira, 16/05, o ato-debate “Recomposição Salarial Já!”, em defesa da recomposição salarial dos trabalhadores do funcionalismo público estadual. A atividade foi realizada no auditório da Seaerj (Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro), localizado no bairro da Glória, e contou com a participação de parlamentares federais e estaduais, além de representantes de sindicatos e associações representativas do funcionalismo público do Rio de Janeiro. O Sintuperj, entidade que compõe o Fosperj, se fez presente através da coordenadora geral Regina Souza e do coordenador social, cultural e de esportes Sérgio Dutra.

A abertura do evento contou com a exibição de um vídeo apresentando a luta do funcionalismo público estadual ligado ao poder Executivo em busca da conquista de seu reajuste, direito este que é legítimo e não está sendo respeitado pelo Governo do Estado. Na fala inicial, feita por Amanda Moreira, presidente da Asduerj, e Nilton da Silva, representante do Movimento S.O.S. Polícia, foi destacado que os servidores dos poderes Legislativo e Judiciário do Estado do Rio de Janeiro receberam todas as parcelas devidas de suas recomposições, fato este que configura uma quebra de isonomia atingindo diretamente os servidores que não tiveram seus direitos garantidos.

Em seguida, foi lido um manifesto que aprofunda toda a análise da situação político-econômica do Estado e do país, analisando como esta atinge diretamente os trabalhadores do funcionalismo público estadual.

Confira o manifesto produzido pelo Fosperj

Manifesto Fosperj

Marcaram presença no evento os deputados federais Talíria Patrone e Tarcísio Motta (PSOL) e Sargento Portugal (Podemos); e os deputados estaduais Elika Takimoto e Marina do MST (PT); Luiz Paulo (PSD); Flavio Serafini e Professor Josemar (PSOL); e Martha Rocha (PDT). Também enviou representante o deputado federal Glauber Braga (PSOL), assim como as deputadas estaduais Dani Balbi (PCdoB) e Renata Souza (PSOL). Durante as intervenções os parlamentares colocaram seus mandatos à disposição para que seja travada no âmbito institucional a luta em defesa da recomposição salarial, e ressaltaram que os deputados estaduais estão fazendo diversos esforços para abrir espaços de diálogo e negociação, mesmo com as dificuldades encontradas para que os deputados tenham acesso ao governador Claudio Castro e o presidente da Alerj Rodrigo Bacelar para estabelecer uma conversa.

As intervenções dos parlamentares também destacaram a importância e a necessidade do serviço público, dando como exemplo a situação de calamidade atual do Estado do Rio Grande do Sul, onde a atuação dos servidores é essencial para garantir o mínimo de dignidade e de direitos para o funcionalismo. A defesa da valorização do servidor público contra a precarização e o sucateamento dos serviços públicos deve ser apresentada e exaltada para a população visando reverter o atual projeto político-econômico neoliberal que está em vigor no Brasil. As práticas neoliberais são voltadas para a defesa dos interesses do setor privado e atacam diretamente os direitos mais básicos da população, fazendo com que os mais pobres paguem por uma crise que não é culpa do povo e nem dos trabalhadores. Os deputados que fizeram uso da fala destacaram a necessidade de uma luta forte e unificada dos servidores públicos estaduais em defesa não só dos seus direitos, mas também do bem público, que é a principal garantia de desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro e de seu povo.

Confira o evento completo, transmitido pelo canal do Fosperj no YouTube: