Na Assembleia virtual dos servidores técnico-administrativos das universidades públicas estaduais realizada na última quarta-feira (16/12), a Diretoria Executiva do Sintuperj informou que a partir do dia 04 de janeiro a sede do sindicato e a delegacia do Sintuperj no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) voltarão a funcionar com horário reduzido e seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, a fim de proteger tanto os servidores atendidos quanto aos funcionários do sindicato. Deixando claro que o atendimento deverá ser agendado.
O coordenador de Formação e Comunicação Sindical Oswaldo Munteal ressaltou o trabalho desenvolvido pelos coordenadores do Sintuperj que também desempenham as funções de conselheiros universitários, como o também coordenador e conselheiro Carlos Alberto Silveira. De acordo com Oswaldo, a Comissão Permanente de legislação e Normas (CPLN) do Conselho Universitário da Uerj já se debruça na reformulação do plano de carreira dos técnico-administrativos para adiantar sua tramitação e consequente apresentação junto ao Governo.
Fazendo um balanço do ano de 2020, a Diretoria do Sintuperj também ressaltou a realização de seu trabalho e conquistas que a categoria obteve mesmo com as restrições impostas pela Pandemia de Covid-19. Entre elas, estão a acumulação lícita de duas matrículas pelos radiologistas do Hupe; a atualização do cálculo do adicional de insalubridade para o salário mínimo de 2020, retroativo a janeiro deste ano, e que estava sendo pago sobre o salário mínimo de 2015. Uma vitória ainda parcial, uma vez que o sindicato busca que o cálculo seja feito sobre o salário base; e a aprovação pelo Conselho de Supervisão do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) da progressão dos servidores da Uezo. Todos os avanços foram divulgados ao longo do ano e podem ser visualizados no site do Sintuperj (www.sintuperj.org.br).
Uenf
O delegado do sintuperj na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) Cristiano Maciel fez um apelo para que os trabalhadores das demais universidades (Uerj e Uezo) se incorporem à luta dos técnicos da Uenf no sentido de uma reformulação do plano de carreira tentada desde 2016. De acordo com ele, um servidor de nível elementar em final de carreira está recebendo apenas R$ 1.323,00.
Cristiano lembrou que ainda está ocorrendo equivocadamente descontos do auxílio alimentação dos técnicos da Uenf em domingos, feriados e pontos facultativos.
Por fim, ele ressaltou que foram realizadas 3 plenárias de servidores e 2 plenárias com a reitoria ao longo de 2020. Entre os temas debatidos, também está a constituição de um departamento de saúde para os servidores da Uenf.
PPC
Durante a Assembleia também houve denúncias de que há funcionários da Policlínica Piquet Carneiro que não estão fazendo uso de máscara apesar da atual pandemia de Covid-19. Segundo relatos, a prática ocorre até mesmo quando estes funcionários estão em contato com outras pessoas.
Confira abaixo as deliberações da Assembleia dos técnico-administrativos da Uerj do dia 16 de dezembro de 2020: