Ato público dos servidores estaduais arranca Mesa de negociação com o Governo

A manifestação promovida pelos servidores públicos estaduais na frente do Palácio Guanabara na última quarta-feira (19/06) conseguiu a abertura de uma Mesa de negociação com agendamento de reunião para tratar sobre as recomposições salariais não pagas em 2023 e 2024.

Durante o ato público, servidores que se alternavam nos pronunciamentos ressaltaram que somente os servidores do Legislativo e do Judiciário foram contemplados com o cumprimento da Lei 9.436/2021, que prevê a concessão das recomposições.

Além de denunciar o descumprimento legal e a falta de isonomia com os servidores de Legislativo e Judiciário, a coordenadora geral do Sintuperj Cassia Gonçalves acrescentou ainda que os salários dos servidores não devem estar atrelados a pagamento de dívidas do Governo. Veja abaixo a intervenção da coordenadora geral do Sintuperj:

O conselheiro universitário da Uerj Jorge Luís Mattos (Gaúcho) lembrou que as recomposições foram aprovadas mediante retirada dos triênios para novos servidores e que o não pagamento é um descumprimento do acordo político feito pelo próprio Governo junto à Assembleia Legislativa (Alerj). Confia abaixo a intervenção de Gaúcho:

 

Estudantes também estiveram presentes levando apoio aos trabalhadores. Em seus pronunciamentos, os discentes ressaltaram que a reivindicação dos servidores está diretamente ligada à qualidade do serviço público. E que servidores mal pagos e que não recebem os seus direitos comprometem também a qualidade do ensino e o futuro de estudantes e da sociedade como um todo.

Os manifestantes fecharam o trânsito na Rua Pinheiro Machado sentido Botafogo e entoaram cantos que cobravam o pagamento das recomposições. Durante o ato, uma comissão com três servidores – Nilton da Silva (SOS Polícia), Roberto Carlos (Fosperj) e Dorotéa Frota (Sepe) – foi recebida pelo Subsecretário Técnico Executivo, da Secretaria de Estado da Casa Civil, Aroldo Neto. No encontro ficou estabelecida a constituição de uma Mesa de negociação para tratar especificamente da recomposição salarial. A primeira reunião será realizada na próxima quarta-feira (26/06), às 16h. Além disso, os servidores conseguiram ampliar para esta reunião o número de componentes da comissão de três para seis.

Pelo Sintuperj, estiveram presentes também o coordenador de Formação e Comunicação Sindical, Carlos Alberto Silveira, a coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalhador, Simone Damasceno, o coordenador Social, Cultural e Desportos, Sérgio Dutra, a delegada sindical Cíntia Alves.