Cassia Gonçalves Santos da Silveira, coordenadora geral do Sintuperj, é agraciada com moção de aplausos pela Câmara Municipal de Niterói

A coordenadora geral do Sintuperj, Cassia Gonçalves Santos da Silveira, recebeu na noite da última quinta-feira, 11/07, uma moção de aplausos concedida pela Câmara Municipal de Niterói por conta de sua atuação na área da Enfermagem. A homenagem foi entregue em cerimônia realizada no Museu de Arte Contemporânea de Niterói e entregue pelo vereador Leonardo Giordano (PCdoB), autor da proposta, que foi aprovada pelo plenário da casa legislativa do município. A moção contempla uma carreira de quase 40 anos dedicada aos cuidados de enfermagem de Cássia, boa parte deles vinculados à UFF, Universidade Federal Fluminense, instituição a qual a servidora é vinculada. Estiveram presentes à homenagem a também coordenadora geral do Sintuperj, Regina Souza; o coordenador social, cultural e de esportes, Sérgio Dutra; o ex-coordenador do sindicato, Jorge Luis Mattos de Lemos (Gaúcho); e o secretário da coordenação do Pré-Vestibular Social da entidade, Carlos Eduardo Lourdes, além de familiares e amigos.

A cerimônia foi realizada pelo vereador Leonardo Giordano e fez uma alusão em forma de homenagem aos trabalhadores da área de Enfermagem. Com o slogan “Enfermagem rima com coragem”, foi ressaltada a importância desses profissionais para a saúde pública brasileira e em defesa do SUS, relembrando momentos nos quais os trabalhadores da enfermagem foram essenciais para a população, em especial durante a pandemia de Covid-19. Outro ponto exaltado durante o evento foi a colaboração dos trabalhadores da enfermagem para a população no sentido de facilitar o acesso aos serviços de saúde.

No evento, a também servidora da Uerj e atual presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ), Lilian Behring, recebeu das mãos do vereador Leonardo Giordano a Medalha Legislativa Municipal do Mérito Dr. Vital Brazil. A honraria, criada no ano de 1995, é concedida anualmente a cidadãos que, por suas atividades nos diversos ramos da ciência tenham participado diretamente do engrandecimento científico brasileiro.

Conheça a trajetória de Cassia Gonçalves na área de Enfermagem

Cassia Gonçalves Santos da Silveira é graduada pela UFF e possui Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial pela mesma instituição (MPEA/UFF), além de especializações em Docência em Nível Superior e Administração Hospitalar. Atualmente está na fase final de seu Doutorado também pela UFF, Pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado (PACC).

Sua carreira profissional teve início no ano de 1987, após concluir sua graduação, e sua atuação se deu em unidades de referência como Hospital Municipal Souza Aguiar (da Prefeitura do Rio de Janeiro), Hospital Municipal Luis Palmier (da Prefeitura de São Gonçalo), Hospital Estadual Prefeito João Batista Cáfaro (unidade do Governo do Estado localizada na cidade de Itaboraí), onde foi diretora de Enfermagem, Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Uerj, (Hupe), e Hospital Universitário Antônio Pedro, da UFF (HUAP). Cassia também teve vínculos como enfermeira com a Clínica Infantil Albert Sabin e com o Hospital das Clínicas de Niterói (HCN, atual Complexo Hospitalar de Niterói). A profissional possui experiência nas áreas de Cardiologia, Terapia Intensiva e Emergência. Atualmente, Cassia possui vínculos com a Uerj, onde está lotada no setor de CTI Cardiáco do Hospital Universitário Pedro Ernesto, e com a UFF, onde desempenha suas funções no CAIT Mazzini Bueno, unidade voltada para o tratamento de doenças pulmonares, em especial a tuberculose.

Por sua atuação na área da Enfermagem, Cassia recebeu elogios públicos da chefia de Enfermagem no Hospital Municipal Souza Aguiar no ano de 1989 e da Prefeitura do Rio de Janeiro no ano de 1992, este último com menção no Diário Oficial do Município. Em 2019 foi agraciada com o Prêmio Zetih Rosa Silvino, da Universidade Federal Fluminense.