Sintuperj e Asduerj reuniram-se com parlamentares na Assembleia Legislativa (Alerj), na manhã desta quinta-feira (07/11), para dar prosseguimento às discussões acerca da elaboração de emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) que contemplem orçamento para que a Uerj cumpra com todos os investimentos legais.
O encontro contou com a participação dos deputados Flávio Serafini (PSoL), Luiz Paulo Corrêa (PSD), Elika Takimoto (PT) e Verônica Lima (PT), Martha Rocha (PDT), Professor Josemar (PSoL) e as assessorias do deputado Carlos Minc (PSB) e da deputada Dani Balbi (PCdo B).
Parlamentar mais experiente, Luiz Paulo afirmou que para ampliar o orçamento da Uerj previsto na Ploa é necessário fazer uma realocação de recursos orçamentários, para que despesas sejam contempladas por receitas garantidas, e que tem se debruçado na questão. E que as emendas abrem caminho para o debate parlamentar.
A deputada Verônica Lima enfatizou a necessidade de um arcabouço legal para que a comunidade universitária não fique à mercê da discricionariedade tanto de reitorias quanto do Governo.
O deputado Professor Josemar fez coro às palavras de Verônica e ressaltou a proposta defendida por Luiz Paulo de que o melhor caminho é a apresentação de emendas em bloco.
Por sua vez, a deputada Martha Rocha sugeriu a inclusão das recomposições salariais não pagas aos servidores do Executivo nas emendas. Disse também que é preciso que os deputados busquem o diálogo e a sensibilização do presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União Brasil), a fim de aceitar as emendas.
Elika Takimoto reforçou as palavras dos demais parlamentares e, assim como a assessoria do deputado Carlos Minc, colocou seu mandato totalmente à disposição na luta em defesa da Uerj.
Finalizando a intervenção dos parlamentares, Flávio Serafini (PSoL) classificou a luta pelas recomposições como fundamental e garantiu que vai se dedicar à elaboração das emendas para tentar tirar a Uerj da asfixia orçamentária.
A coordenadora geral Cassia Gonçalves reiterou as grandes dificuldades enfrentadas pelos servidores da Uerj, com a suspensão dos pagamentos dos auxílios Saúde e Educação. Sobretudo dos técnicos que, em alguns casos pode representar uma redução de quase 50% da remuneração.
O delegado Sintuperj/Hupe Jorge Luís Mattos (Gaúcho) disse confiar na capacidade de articulação dos parlamentares e garantiu que as entidades representativas da comunidade universitária farão sua parte no sentido de mobilizar trabalhadores e estudantes.
Está prevista para o dia 02 de dezembro a votação das emendas nas comissões.
Pelo Sintuperj, também esteve presente a coordenadora geral Regina de Souza, e pela Asduerj estiveram presentes a presidente Amanda Moreira e a 1ª Tesoureira, Luciane Nascimento.