O Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho da Uerj, Dessaúde, órgão da Superintendência de Gestão de Pessoas da universidade, promoveu nos dias 16 e 17/05, no Hospital Universitário Pedro Ernesto da Uerj (Hupe), sessões de massoterapia tendo como público-alvo os trabalhadores da área de Enfermagem da unidade. A iniciativa, promovida em conjunto com as enfermeiras Doracy Rabelo e Denise Rego, teve como objetivo marcar as comemorações da Semana de Enfermagem na instituição e aproximar o Dessaúde dos trabalhadores.
Os atendimentos foram realizados pela técnicas de enfermagem Simone Menezes Damasceno e Kerlen Gaia (que também são formadas em fisioterapia), que durante as sessões de massoterapia focaram nas principais queixas dos trabalhadores e buscaram orientar individualmente os mesmos para a adoção de hábitos que proporcionem melhor qualidade de vida. As atribuições e atividades de Enfermagem sobrecarregam muito os trabalhadores da área, tanto fisicamente como psicologicamente, e a massoterapia serve como uma maneira de buscar aliviar a pressão da carga laboral. Em um segundo momento, os pacientes atendidos nesta iniciativa receberão um formulário com o objetivo de compreender como o atendimento impactou na qualidade de seu trabalho.
Existe o interesse de transformar essas sessões de massoterapia em um projeto de terapia integrativa, voltado a todos os trabalhadores da Uerj, e por conta dessa intenção a medida promovida está sendo tratada como uma atividade piloto pelo Dessaúde. Para a transformação do mesmo em uma atividade fixa oferecida pelo departamento serão iniciados diálogos com as demais instâncias da universidade, levando em consideração que a implantação do mesmo é de baixo custo e acredita-se que o mesmo forneça resultados satisfatórios após sua avaliação.