O Sintuperj segue mobilizado e trabalhando ativamente pela aprovação dos planos de carreira dos trabalhadores das universidades públicas estaduais. Nesta quinta-feira, 30/06, as coordenadoras gerais Cassia Gonçalves Santos da Silveira e Regina Souza estiveram na Alerj buscando o diálogo com parlamentares com o objetivo de obter apoio pela aprovação do PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários) da Uerj e do PCV (Plano de Cargos e Vencimentos) da Uenf.
As coordenadoras gerais do Sintuperj aproveitaram o convite feito pela Comissão de Educação da Alerj para a participação de uma Audiência Pública e estabeleceram contato com a deputada estadual Mônica Francisco (PSOL), que realizava atividade de rua. Foram entregues à parlamentar as minutas dos planos de carreira que estão atualmente na Secretaria Estadual da Casa Civil. Em resposta, Mônica Francisco prometeu empenho pela aprovação do PCCS da Uerj e PCV da Uenf, e destacou a importância das universidades públicas estaduais para o Rio de Janeiro, apontando que os pleitos dos trabalhadores das universidades são justos. Mônica Francisco, além de declarar apoio para a aprovação dos planos, afirmou que pretende buscar o diálogo com todas as instâncias do Legislativo e do Executivo para garantir os direitos dos trabalhadores das instituições.
Audiência Pública debate ações em defesa da educação pública, gratuita e acessível para a população brasileira
A Audiência Pública organizada pela Comissão de Educação da Alerj abordou o tema “Semana de Ação Mundial 2022”, iniciativa promovida pela Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala no Brasil em mais de 100 países desde o ano de 2003, com o objetivo de informar a população e buscar o engajamento dos diversos setores da sociedade em prol do direito à educação pública, gratuita, acessível, inclusiva e de qualidade em diversos níveis (infantil, básica e jovens e adultos). Neste ano de 2022, o tema da Semana de Ação Mundial é “Compromisso para a eleição: não corte da Educação!”, com a promoção de uma série de ações para exigir candidaturas comprometidas com a educação pública de qualidade.
O Sintuperj participou da Audiência Pública com a participação da coordenadora geral Regina Souza, compartilhando o evento com representantes de entidades como o Fundo Malala no Brasil, do Fórum Estadual de Educação e a Faetec. Em sua fala, Regina destacou que a experiência e as ações inclusivas promovidas pelas universidades públicas estaduais no âmbito da Ciência e Tecnologia (ensino noturno, cotas e políticas de assistência estudantil, dentre outras) e do Sintuperj (apoiando a formação dos servidores e a criação do Pré-Vestibular Social), são importantes para colaborar na luta por uma educação pública, inclusiva e de qualidade, e ressaltou que é preciso estimular as oportunidades tanto para as novas gerações quanto aos adultos que sofrem com a falta de oportunidades de formação.
Durante a realização da Audiência Pública foram defendidos pontos como a plena implantação do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2014 e válido até 2024; a aprovação do Plano Estadual de Educação que atualmente está tramitando na Alerj; a autonomia pedagógica que garanta que cada escola construa de maneira independente seu plano político-pedagógico (PPP) seguindo as diretrizes do MEC (Ministério da Educação) e do PNE; e o fortalecimento das políticas de inclusão que promovam a diversidade na educação brasileira. Esses pontos norteadores foram transformados em uma carta que será entregue a todos os candidatos com objetivo de buscar o compromisso e o apoio dos mesmos.
Confira a fala de Regina Souza, coordenadora geral do Sintuperj, na Audiência Pública