Teve início na manhã desta terça-feira, 08/11, a votação das Eleições Gerais do Sintuperj. O pleito vai definir os membros da gestão do Sindicato (Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Delegacias Sindicais de Hupe e de Uenf) para o quadriênio 2023-2026. A votação será realizada até o dia 10/11, em diversas unidades da Uerj e da Uenf. Na manhã deste primeiro dia os trabalhos foram realizados dentro da normalidade.
Votação tem início no Hupe
A primeira seção a iniciar os trabalhos foi a do Hospital Universitário Pedro Ernesto da Uerj, que está instalada próximo ao Corredor Cultural da unidade e foi aberta para a participação dos votantes às 06h30m. A primeira sindicalizada a votar foi a servidora Maria Tereza dos Santos Silva, que é lotada no Setor de Hematologia.
A coordenadora geral do Sintuperj Cassia Gonçalves Santos da Silveira também votou na manhã desta terça-feira. Cassia, que é candidata à reeleição pela Diretoria Executiva como coordenadora geral, foi uma das primeiras eleitoras a exercer seu direito de voto.
A seção eleitoral do Hupe funcionará nos três dias de votação, das 06h30m às 20h. Nesta são coletados os votos para Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Delegacia Sindical Hupe.
Urnas abertas também no campus Maracanã da Uerj
A votação também teve início na seção instalada no Pavilhão João Lyra Filho da Uerj, campus Maracanã. As urnas estão instaladas no hall dos elevadores, andar térreo, e os trabalhos tiveram início às 08h. A primeira votante da seção foi a coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalhador do Sintuperj, Simone Menezes Damasceno, que é candidata à reeleição na Diretoria Executiva para o mesmo cargo.
Durante os trabalhos da manhã na seção, a coordenadora geral do Sintuperj, Regina Souza, também exerceu seu direito ao voto, acompanhada da coordenadora de Aposentados Marcia Beck. As duas representantes sindicais são candidatas à reeleição em seus respectivos cargos de Diretoria Executiva.
A atuação do Sintuperj é reconhecida não só pelos servidores técnico-administrativos, mas também pelos docentes e membros da Administração Central da Uerj como exemplo de democracia. Ao final da manhã desta terça-feira os professores Domenico Mandarino, chefe de gabinete da Reitoria, e Linclon Tavares, pró-reitor de Graduação (PR-1), que são sindicalizados ao Sintuperj, exerceram seu direito ao voto. Mandarino foi o primeiro professor a se filiar ao Sintuperj, em novembro de 2007, reconhecendo que o Sindicato não é só uma representação de técnicos, mas de todos os trabalhadores das universidades públicas estaduais.
A seção eleitoral do Pavilhão João Lyra Filho também funcionará nos três dias de pleito, das 08h às 20h. Nesta são coletados os votos para Diretoria Executiva e Conselho Fiscal.
A urna de votação no Colégio de Aplicação da Uerj (CAp-Uerj) funcionária estará disponível para votação no dia 08 de novembro, das 10h às 16h.
Confira as seções eleitorais em funcionamento neste primeiro dia de Eleições Gerais do Sintuperj:
- Pavilhão Américo Piquet Carneiro (Faculdade de Ciências Médicas e Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes): funcionamento das 08h às 15h.
- Pavilhão Haroldo Lisboa da Cunha (Haroldinho): funcionamento das 08h às 15h.
- Policlínica Piquet Carneiro (PPC): funcionamento das 08h às 15h.
- Pavilhão Paulo de Carvalho (Faculdade de Enfermagem e Faculdade de Odontologia): funcionamento das 08h às 15h.
- Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI/Lapa): funcionamento das 10h às 16h.
- Faculdade de Formação de Professores (FFP/São Gonçalo): funcionamento das 11h às 18h.
- Colégio de Aplicação da Uerj: funcionamento das 10h às 16h.
- Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU/Petrópolis): funcionamento das 09h às 11h.
- Departamento de Turismo (IGEOG/Teresópolis): funcionamento das 12h às 14h.
- Instituto Politécnico do Rio de Janeiro (IPRJ/Nova Friburgo): funcionamento das 16h às 18h.
- Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Álcool e Drogas (Nepad/Fonseca Telles-São Cristovão): funcionamento das 09h às 15h.
Confira as chapas inscritas na disputa:
- Diretoria Executiva: Chapa 01 (Resistir e Avançar na Luta) – CHAPA ÚNICA;
- Conselho Fiscal: Chapa 11 (Resistir e Avançar na Luta) – CHAPA ÚNICA;
- Delegacia Sindical Hupe: Chapa 21 (Resistir e Avançar na Luta) – CHAPA ÚNICA;
- Delegacia Sindical Uenf: Chapa 31 (Resistir e Avançar na Luta) – CHAPA ÚNICA.