Em homenagem ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o Conselho dos Direitos da Mulher da Prefeitura do Rio de Janeiro promoveu nesta sexta-feira, dia 24/07, o fórum online Vidas das Mulheres Pretas Importam. O evento, ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, homenageou a líder quilombola Tereza de Benguela, importante liderança negra e que dedicou sua vida à luta contra a escravidão no século 18.
O evento teve início às 14 horas e foi transmitido pela página de Facebook da secretaria. O mesmo contou com a participação da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Tia Ju; da conselheira representante da Unegro (União de Negros pela Igualdade), Camila Moraes; das representantes da Subsecretaria de Políticas para a Mulher da Prefeitura do Rio, Taís Abel e Márcia Moura; da escritora Elisabete Nsscimento; da conselheira representante da CTB-RJ, Regina Souza; da conselheira representante da ABL, Rosângela Castro; da professora de dança Sabrina Chaves; e da subsecretária de Políticas para a Mulher, Simone Costa. Dentre os pontos abordados, a invisibilidade e a solidão da mulher negra, religiosidade e ancestralidade, a mulher negra e o trabalho, lesbiandade e negritude. Também foram realizadas intervenções artísticas, como declamação de poema e dança afro.
O Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é comemorado neste sábado, 25/07, e marca uma importante posição das mulheres negras na luta contra o racismo patriarcal, a violência e o preconceito.
Confira o fórum online Vidas das Mulheres Pretas Importam pelo Facebook