O Sintuperj esteve presente na reunião conjunta com representantes da Uerj e da Uezo promovida nesta quarta-feira, 25/08. No evento, realizado no auditório da reitoria da Uerj, foi entregue pela Administração Central da Uezo, representada pela reitora Luanda Moraes, a manifestação de interesse de incorporação da Uezo pela Uerj. O documento foi recebido pelo reitor da Uerj, Ricardo Lodi Ribeiro, que afirmou acompanhar o atual momento da comunidade ueziana e se colocou disposto ao diálogo.
Representando a Uezo, além da reitora Luanda Moraes, estiveram presentes o vice-reitor Dario Nepomuceno, representantes docentes, através da Aduezo, e servidores técnico-universitários da instituição. Já pela Uerj, além do reitor Ricardo Lodi Ribeiro, participaram do evento o vice-reitor Mario Sérgio Carneiro, e representantes das pró-reitorias da universidade. O Sintuperj foi representando pelas coordenadas gerais Regina de Fátima de Souza e Cassia Gonçalves Santos da Silveira.
Representando os técnico-universitários da Uezo, o servidor Vitor Monteiro apontou a imensa quantidade de processos solicitando direitos básicos para os trabalhadores da instituição, que sempre foram rejeitados tendo como justificativas diversas desculpas (sendo a última o Regime de Recuperação Fiscal). Esse cenário, segundo Vitor, causa desconforto para os trabalhadores da instituição, que se sentem “abandonados” pelo poder público.
Em seguida, a coordenadora geral do Sintuperj Cassia Gonçalves Santos da Silveira complementou que, enquanto representante sindical, foram tentadas diversas negociações para garantir os direitos dos trabalhadores da Uezo, incluindo a instituição de um Plano de Carreira para seus trabalhadores, e todas essas tentativas foram rejeitadas pelos representantes políticos tanto do Executivo quanto do Legislativo. Cassia apontou também que essa manifestação de incorporação da Uezo à Uerj foi feita da maneira mais democrática possível, com respeito à vontade da comunidade universitária. Finalizando, a coordenadora do Sintuperj solicitou que a reitoria da Uerj analise a incorporação com toda a competência política e dentro da legalidade.
Ao final da reunião, a reitora da Uezo Luanda Moraes ressaltou a importância da manutenção da instituição como um pólo universitário, com garantia de direitos para os trabalhadores e a busca pela excelência que fará com que a missão da Uezo, que é garantir a existência de uma universidade pública forte que possibilite o desenvolvimento da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, seja consolidada.
O reitor da Uerj, Ricardo Lodi Ribeiro, agradeceu a manifestação de interesse pela incorporação, mas ressaltou que a instituição não discutiu essa proposta. O reitor convidou as representações da Uezo para a realização de uma audiência pública para discutir o tema, que será agendada em um momento próximo. O passo seguinte é encaminhar a proposta para que seja discutida e deliberada pelo Conselho Universitário da Uerj. Caso a proposta avance, a etapa posterior será a negociação com o Legislativo estadual, que deverá implementar a incorporação através de lei.