O dia 24 de julho de 2021 foi mais um dia histórico de luta contra o bolsonarismo e sua necropolítica. Manifestantes em todo o Brasil foram às ruas cobrar o impeachment do presidente Jair Bolsonaro, cujo governo está cercado de graves e consistentes denúncias de corrupção na compra de vacinas contra a pandemia da Covid-19.
Para além dos gravíssimos fatos revelados no âmbito da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a atuação do governo federal na pandemia, o ato público também fez duras críticas às demais políticas que resultaram num aumento exponencial do custo de vida, e que tem atingido fortemente as classes mais pobres. Aumentos sistemáticos de alimentos, gás, luz, combustíveis e transportes sufocam ainda mais a já combalida economia, e se juntam às elevadas taxas de desemprego e às políticas de privatizações que elevarão ainda mais o valor de serviços básicos.
Como tem ocorrido em todos os atos públicos “Fora Bolsonaro”, a manifestação realizada no Rio de Janeiro se concentrou em frente à estátua de Zumbi dos Palmares, em clara referência à defesa dos direitos da população negra, tão atacada pelo bolsonarismo, inclusive paradoxalmente pela Fundação Palmares que tem promovido uma política de desconstrução dos avanços das políticas de igualdade étnica. Palavras de ordem e gritos de “Fora Bolsonaro!” ecoaram na Avenida Presidente Vargas e receberam o apoio de motoristas que transitavam pelo local.
A Diretoria do Sintuperj foi representada pelas coordenadoras gerais Cassia Gonçalves e Regina de Souza, e pela coordenadora de Segurança e Saúde do Trabalhador, Simone Damasceno.