As mulheres do Rio de Janeiro deram uma demonstração de potência e força no final da tarde e início da noite da última quarta-feira, 08/03. Organizadas no Ato 8M RJ, no Centro do Rio de Janeiro, representantes e militantes de base que compõem partidos, entidades sindicais e associativas, coletivos e de movimentos sociais ocuparam a Candelária e marcharam rumo à Cinelândia defendendo suas pautas de luta. O Sintuperj se fez presente no ato através da coordenadora geral Regina Souza, da coordenadora de Formação e Comunicação Sindical Bianca Mantovani, da coordenadora de Política Social, Anti-Racismo e contra a Homofobia Mônica Celestino e da coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalhador Simone Menezes Damasceno.
O tema escolhido para o Ato 8M neste ano de 2023 foi “Mulheres nas ruas em defesa da democracia: sem anistia! Chega de feminicidio e de violência contra as mulheres do campo, da cidade e da floresta”. O ato teve início com a leitura do manifesto do movimento e depois se deram as falas de saudações de mulheres, na qual foram apontadas a defesa de pautas amplas do movimento feminista.
Confira o Manifesto do Movimento 8M RJ
Após as intervenções das mulheres representantes de partidos, entidades e movimentos sociais ao microfone, o Ato 8M RJ seguiu em marcha da Candelária até a Cinelândia. Na caminhada, o ato político contou com elementos de carnaval como baterias de blocos, pernaltas e estandartes que deram um colorido à mobilização. Ainda na marcha, uma iniciativa emblemática: foram realizadas 15 (quinze) paradas programadas para homenagear mulheres lutadoras que dedicaram sua militância e suas vidas pelos direitos feministas. Em casa uma dessas paradas foi feita uma pausa de um minuto de silêncio, seguida de chamada em exaltação e homenagem a essas representantes femininas.
O ato teve seu encerramento na Cinelândia, onde as mulheres que sonham e lutam por igualdade de direitos, respeito e protagonismo na sociedade celebraram seu dia com uma roda de samba animada pelo grupo Samba que Elas Querem.