Rio de Janeiro, 10 de janeiro de 2020
Durante o recesso acadêmico da Uerj, a Diretoria Executiva do Sintuperj tomou conhecimento do edital de processo seletivo simplificado publicado no dia 23/12/2019 pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da Fundação Saúde, para contratação temporária de profissionais de níveis Superior e Médio Técnico para as unidades de saúde do Estado.
Neste edital, uma das unidades de saúde apontadas como lotação para estes profissionais é a Policlínica Piquet Carneiro (PPC), que integra o complexo de saúde da Uerj. O que a princípio causa certo estranhamento, pois mesmo com as características específicas da PPC entende-se que toda e qualquer contratação que vise compor quadros de setores da instituição deve ser gerida pela própria, levando em consideração a autonomia universitária.
A Diretoria Executiva do Sintuperj neste momento está se mobilizando para buscar informações sobre esse edital divulgado pela Fundação Saúde, buscando o diálogo com todas as instâncias cabíveis para esclarecer a comunidade universitária sobre o mesmo. Solicita-se ainda que a Reitoria da Uerj, a direção da Policlínica Piquet Carneiro e a Secretaria de Estado de Saúde, através da Fundação Saúde, venham a público apresentar suas posições sobre este processo seletivo de profissionais e o porquê de não estar sendo realizado um concurso público amplo para a reposição de vagas desses profissionais.
O Sintuperj ressalta sua luta em defesa de todos os trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais e reafirma que o Sindicato defende que toda e qualquer contratação, prioritariamente, deve ser realizada através de concurso público em regime estatutário, para que cada profissional possa ter garantidos todos os seus direitos e cumpra com todos os deveres do funcionalismo público, incluindo neste a contrapartida de seu trabalho para a população fluminense.
Atenciosamente,
Saudações Sindicais!
Diretoria Executiva do Sintuperj
Quadriênio 2019-2022