A Policlínica Piquet Carneiro da Uerj irá adotar protocolos de cuidados especiais por conta da pandemia do CoronaVírus, que tem diagnosticados 15 casos no Rio de Janeiro até o final da manhã desta quinta-feira, 12/03. Esse foi um Informe dado pelo diretor interino da unidade, Rogério Lopes Rufino Alves, em reunião com a Diretoria Executiva do Sintuperj, que foi convidada pelo diretor para uma rodada de diálogo. Estiveram presentes a coordenadora geral Regina de Souza e o coordenador jurídico Sérgio Sebadelhe Dutra.
No máximo em 15 dias a contar da data de hoje, haverá uma triagem no acesso à PPC com a colaboração das faculdades de Medicina, Enfermagem e Serviço Social da Uerj. O objetivo é evitar o contágio de pacientes e profissionais, assim como possibilitar o diagnóstico e o acompanhamento de possíveis pacientes detectados. Os protocolos a ser adotados estão sendo discutidos com as chefias de serviços da unidade. Além disso, haverá uma reunião ampliada com os trabalhadores da PPC nesta sexta-feira, 13/03, às 10:30h, no auditório da unidade, para discutir as medidas que serão adotadas.
A orientação, de acordo com o Ministério da Saúde, é que os pacientes com diagnóstico positivo para o CoronaVírus adotem a prática de quarentena em casa, sendo acompanhados por equipes de telemedicina e seguindo as orientações divulgadas em veículos de imprensa. Os casos mais graves serão avaliados para que seja identificada a necessidade de internação.