Teve início na manhã desta quinta-feira, 21/01, a vacinação dos profissionais dos serviços de saúde da Uerj que estão na linha de frente contra a Covid-19. Os trabalhadores do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) e da Policlínica Piquet Carneiro (PPC) que estão diretamente e diariamente em contato com os pacientes do Coronavírus receberão a primeira dose da vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac Biotech nesta primeira etapa.
O início da imunização havia sido confirmado pela reitoria da Uerj no início da noite da última quarta-feira, 20/01, e ao todo serão imunizados nesta primeira etapa 700 profissionais do Hupe e mais 150 da PPC. No Hupe, as primeiras doses da vacina foram ministradas no infectologista Marcio Boia, de 70 anos de idade, lotado no Setor de Doenças Infecto-Parasitárias (DIP), e na enfermeira Gabriela Paloquino de Oliveira, de 32 anos de idade, lotada no CTI Covid-2. Já na PPC, as primeiras doses da vacina foram aplicadas na pneumologista Anamelia Costa Faria, de 47 anos de idade, e na técnica de laboratório Renata Oliveira, de 31 anos de idade.
Os profissionais que forem vacinados nesta primeira etapa deverão receber a dose complementar da vacina após 28 dias. A logística de imunização está sendo organizada pelo Dessaúde-Uerj (Departamento de Saúde e Segurança no Trabalho), que no Hupe conta com a colaboração da Coordenadoria de Enfermagem e do Serviço de Treinamento e Avaliação em Enfermagem (STAVE). Na PPC, o Dessaúde conta com o apoio da Coordenação de Enfermagem da Unidade.
A Administração Central da Uerj informou ainda que está em contato permanente com as autoridades de saúde para garantir a vacinação aos demais servidores da Universidade, tanto os que atuam no Hupe e na PPC mas não estão em alas com contato direto com pacientes de Covid-19, quanto os das demais unidades.
Confira a matéria produzida pela Diretoria de Comunicação Social da Uerj, a Comuns:
(Crédito da Imagem: Comuns-Uerj [Extraída do vídeo da matéria])