Os docentes, profissionais da área técnica e administrativa, estudantes, pais de alunos e trabalhadores das mais diversas áreas da Educação deram novamente seu recado na última quarta-feira, dia 30/05, tomando as ruas das principais cidades do Brasil. O Segundo Grande Ato em Defesa da Educação reuniu no Centro do Rio de Janeiro mais de 150 mil pessoas, que deram uma contundente resposta contra os cortes promovidos pelos governos Federal e Estadual na área, contra a perseguição ideológica da liberdade de expressão e pensamento, e também contra a proposta de Reforma da Previdência que coloca os trabalhadores nas mãos dos bancos privados e ameaça diretamente o futuro da nação.
A concentração teve início às 15 horas, na Candelária, quando as entidades representativas de docentes e estudantes organizaram um momento de saudações, agitação e propaganda, que mostrou a união dos diversos setores em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. Representando o Sintuperj, a coordenadora geral Regina de Fátima de Souza fez uma fala exaltando a luta de todos os trabalhadores e estudantes, além de chamar a atenção para os ataques que as universidades públicas estaduais vêm sofrendo por parte dos parlamentares da Alerj. Regina apontou que a Uerj se somaria logo ao ato, pois naquele momento estava nas galerias da Assembleia Legislativa defendendo a liberdade de pensamento e de expressão e se manifestando contra a instauração de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que na teoria serviria para investigar irregularidades nas universidades, mas que na prática será um aparelho de perseguição política e ideológica contra técnicos, professores e estudantes.
Após o tempo de concentração, os manifestantes ocuparam toda a extensão da Avenida Rio Branco em direção à Cinelândia, onde o ato teve seu encerramento com a certeza de que haverá muita luta para resistir aos diversos ataques ideológicos dos setores mais conservadores da política brasileira. A educação segue dando seu recado e unida para a próxima grande mobilização, a Greve Geral que está convocada para o próximo dia 14/06 em todo o Brasil.