Desde as primeiras horas da manhã e sob forte calor, servidores e estudantes do Centro Universitário da Zona Oeste (Uezo) fizeram vigília na entrada da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (14/12) para reivindicar aos parlamentares que colocassem em pauta de votação o Projeto de Lei (PL) 5071/2021, que incorpora a Uezo à Uerj.
Várias faixas faziam menção aos apoios populares e aos benefícios da incorporação com o objetivo de sensibilizar os parlamentares que chegavam à Casa Legislativa.
Em determinado momento, o deputado estadual e presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), saiu da Alerj e foi interpelado pela coordenadora geral do Sintuperj Cássia Gonçalves, que reivindicou a inclusão do projeto de incorporação na pauta de votações.
Durante todo o dia a coordenação executiva do Sintuperj, na qual também estavam presentes a coordenadora geral Regina de Souza e o coordenador Jurídico Sérgio Dutra, manteve contato com parlamentares que apoiam o PL na tentativa de conseguir ampliar o apoio entre os demais deputados, bem como a tramitação do projeto.
À tarde, os manifestantes mantiveram-se nos arredores da Assembleia e acompanharam online a realização da reunião de Colégio de Líderes e a sessão ordinária. A coordenadora geral do Sintuperj Cássia Gonçalves aproveitou a mobilização que ocorria de servidores militares e utilizou o carro de som para amplificar o pleito dos servidores da Uezo. Confira abaixo:
Logo no início dos trabalhos no plenário, a deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB) questionou ao presidente da Alerj sobre qual o encaminhamento da Alerj para o Projeto de Lei 5071/2021. André Ceciliano afirmou que deve colocar em votação na primeira quinzena de fevereiro de 2022. Veja no vídeo abaixo:
Com isso, os servidores da Uezo conseguem o comprometimento da Casa em colocar em votação o projeto que visa incorporar a Uezo à Uerj, e, se aprovado, salvar o ensino superior público na Zona Oeste.