O primeiro mês do ano de 2022 nem se encerrou e o Sintuperj já está na luta com força total buscando garantir os direitos para os servidores de Uerj, Uenf e Uezo. Os coordenadores e delegados sindicais da entidade seguem batalhando incessantemente para que sejam conquistadas as tão almejadas vitórias que irão promover o reconhecimento dos servidores técnico-administrativos das instituições de Ensino Superior estaduais do Rio de Janeiro, assim como a melhoria das condições de dignidade e trabalho.
Confira o trabalho realizado pelo Sintuperj neste mês de janeiro:
Uerj: PCCS segue em negociações com o Governo do Estado e Sintuperj cobra empenho da Universidade para o tema
Aprovado em sessão do Conselho Universitário (Consun) da Uerj realizada em 11/06/2021, o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores técnico-administrativos da universidade segue em debate com os representantes do Executivo estadual. Atualmente a minuta de Projeto de Lei (PL) se encontra na Secretaria Estadual da Casa Civil aguardando seu encaminhamento para a Assembleia Legislativa (Alerj), onde o mesmo será debatido e deverá entrar em votação.
Buscando a resolução deste tema e uma resposta do Governo do Estado sobre o encaminhamento para a Alerj visando a tramitação do PL, a coordenadora geral Cassia Gonçalves Santos da Silveira esteve em contato na última terça-feira, 25/01, com o reitor da Uerj, Ricardo Lodi Ribeiro, e com o procurador da Universidade, Bruno Redondo, para cobrar uma posição e o empenho da Administração Central da instituição e da Procuradoria Geral da Uerj (PGUerj) nas negociações com o governo para a reformulação. Também está auxiliando nesse diálogo o conselheiro universitário e ex-coordenador Jorge Luis Mattos de Lemos (Gaúcho), que em outras oportunidades buscou informações sobre a reformulação.
Em resposta, tanto o reitor Ricardo Lodi quanto o procurador Bruno Redondo ressaltaram o empenho em prol da reformulação do PCCS e destacaram que estão tentando a marcação de uma reunião com o governador Claudio Castro para solicitar que o mesmo encaminhe a minuta do plano para apreciação da Alerj.
Uenf: Reitoria busca resolver trâmites burocráticos. Sintuperj cobra informações sobre tramitação
Na Uenf também existe a discussão sobre a reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores da instituição. Pauta histórica dos servidores técnico-administrativos da universidade, o debate relacionado à reformulação do PCCS existe desde o ano de 2016 e vêm passando por negociações constantes entre a Uenf e o Governo do Estado que buscam aparar as arestas para o encaminhamento do mesmo à Alerj.
De acordo com as últimas informações divulgadas, na Assembleia Geral Online dos técnicos da Uenf realizada em 05/11, a reformulação do PCCS esbarrou na necessidade de realização de um cálculo de impacto, o que fez com que a minuta de Projeto e Lei aprovada no Conselho Universitário da Uenf (Consuni) retornasse da Secretaria Estadual da Casa Civil para a Reitoria da universidade, com a garantia de que o reitor Raul Palacio apresentaria não só os cálculos, mas também um parecer que embasasse toda a proposta que seria novamente encaminhada ao Governo do Estado.
Nesse sentido, a coordenadora geral Regina de Fátima de Souza, o coordenador Jurídico Sérgio Dutra, o coordenador de Política Social, Anti-Racismo e Contra a Homofobia Paulo Cesar Paes Fernandes, e os delegados sindicais Sintuperj-Uenf Maristela de Lima Dias e Cristiano Peixoto Maciel buscaram contato com o reitor Raul Palacio, que informou que as alterações pedidas pelo Governo estão sendo atendidas pela Administração Central da Uenf e a minuta de PL será encaminhada ao Executivo estadual após todos os procedimentos feitos.
Uezo: Projeto de Lei que visa à incorporação deve entrar na pauta da Alerj em fevereiro
Buscando solucionar definitivamente a situação da Uezo e acabar com as angústias da comunidade universitária da instituição localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, está em tramitação na Alerj o Projeto de Lei n° 5.071 de 2021 que visa à incorporação da Uezo pela Uerj. Durante todo o final do ano de 2021 o Sintuperj esteve em conjunto com as reitorias das duas instituições para buscar o diálogo com os parlamentares e tendo como objetivo convencer os mesmos a votar favoravelmente ao PL que garante dignidade para servidores técnico-administrativos, docentes e estudantes da Uezo. Tendo sido colocado em pauta no dia 01/12, o PL foi retirado de pauta para que os deputados estaduais tivessem os devidos esclarecimentos sobre a proposta.
Também durante a conversa ocorrida nesta terça-feira, 25/01, a coordenadora geral do Sintuperj Cassia Gonçalves Santos da Silveira questionou o reitor da Uerj Ricardo Lodi sobre a tramitação do projeto de incorporação. Em resposta, Lodi afirmou que o presidente da Alerj, André Ceciliano, se comprometeu a encaminhar o PL para votação na segunda semana de fevereiro, logo após a retomada dos trabalhos legislativos.
O mês de janeiro também contou com o esforço da equipe do Sintuperj na Alerj, fazendo um trabalho de convencimento junto aos parlamentares pela aprovação do PL da incorporação. A coordenadora Cassia percorreu os gabinetes dos deputados em conjunto com representantes da Aduezo (Associação dos Docentes da Uezo) entregando um dossiê no qual constam todas as informações necessárias para explicar o processo e todo o impacto positivo que a mesma levará para a Zona Oeste, assim como uma lista de apoios de vários representantes das comunidades e de organizações da sociedade civil de Campo Grande e arredores que são favoráveis à incorporação.
O Sintuperj segue vigilante e junto à comunidade da Uezo que democraticamente se organizou e escolheu como pauta de luta a defesa da incorporação, e também ao lado da comunidade da Uerj que abriu os braços à instituição co-irmã e aguarda a aprovação e sanção do projeto para apoiar o desenvolvimento da Uezo e da Zona Oeste do Rio de Janeiro como um todo.
PELA REFORMULAÇÃO DO PCCS DA UERJ!
PELA REFORMULAÇÃO DO PCCS DA UENF!
PELA INCORPORAÇÃO DA UEZO!
EM DEFESA DOS TRABALHADORES!
SINTUPERJ NA LUTA!