As diretorias de Sintuperj e Asduerj se reuniram na tarde da última segunda-feira, 03/11, para debater pontos conjuntos da luta de técnico-administrativos e docentes. Em pauta, a importância de afinar o discurso para que as demandas das categorias sejam encaminhadas em conjunto para que sejam inseridas na Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA) que irá tramitar no plenário da Alerj. Participaram da reunião pelo Sintuperj as coordenadoras gerais Cassia Gonçalves e Regina Souza, o coordenador de Formação e Comunicação Sindical Carlos Alberto Silveira, o coordenador Social, Cultural e de Desportos Sérgio Dutra e o delegado sindical Sintuperj/Hupe Jorge Luis Mattos de Lemos (Gaúcho). Pela Asduerj, estiveram presentes a presidente Amanda Moreira, o segundo vice-presidente Frederico Ilias e o primeiro secretário Darío de Sousa e Silva Filho.
Durante a reunião, a diretoria do Sintuperj elencou como pautas necessárias para serem inseridas na PLOA a inserção dos auxílios de natureza indenizatória (saúde e educação) nos contracheques dos servidores, além de outros pontos necessários para garantir direitos para os servidores técnico-administrativos. Para articular a garantia dessas propostas, o Sintuperj iniciou diálogo com o deputado estadual Luiz Paulo, membro da Comissão de Orçamento da Alerj, que se comprometeu a encaminhar uma emenda parlamentar nesse sentido. Por sua vez, a diretoria da Asduerj esteve em Brasília negociando com lideranças partidárias para que as universidades públicas estaduais sejam incluídas no Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados, Propag, fazendo com que os investimentos nessas instituições não ficassem mais presos ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). O Propag já foi aprovado no Senado e encaminhado para apreciação da Câmara dos Deputados.
Com os acordos firmados entre Sintuperj e Asduerj em reunião, as diretorias das duas entidades estão nesta terça-feira, 05/11, na Alerj, dialogando com parlamentares em busca de apoio para a aprovação das demandas das categorias da Uerj.