As diretorias de Sintuperj e Asduerj estiveram na Assembleia Legislativa, na tarde desta terça-feira (05/11), em busca de apoio parlamentar para a construção de emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2025 que contemplem a Uerj na garantia de seu pleno funcionamento e atendimento de direitos da comunidade.
As entidades representativas de técnicos e docentes da universidade foram recebidas pelo deputado estadual Flávio Serafini (PSoL) em uma reunião que discutiu caminhos para que a comunidade uerjiana consiga garantir na votação da Ploa o orçamento necessário para que a universidade não precise mensalmente reivindicar ao Governo suplementação orçamentária para cumprir com todos os seus investimentos.
A coordenadora geral do Sintuperj Cassia Gonçalves ressaltou que os trabalhadores da Uerj estão sem receber os auxílios Saúde e Educação, podendo chegar a uma redução de R$ 3.000,00. Ela ratificou que os benefícios têm respaldo legal, e que é preciso garantia de orçamento para o cumprimento dos direitos.
Um consenso é a necessidade de uma grande mobilização de toda a comunidade universitária (servidores e estudantes) em busca de apoio de outros parlamentares e, principalmente, nos dias em que ocorrerão as votações do Projeto de Lei Orçamentária Anual, que ocorrerá em dezembro.
Também foi debatida a necessidade de retomar uma frente ampla em defesa das universidades públicas. Nesse sentido, o parlamentar se comprometeu a ampliar a reunião com as entidades agregando outros parlamentares que possam também contribuir na empreitada de elaboração de emendas à Ploa.
Ficou acordada nova reunião com Sintuperj e Asduerj para a próxima quinta-feira (07/11), às 11:30, com as presenças já confirmadas dos deputados Luiz Paulo Corrêa (PSD), Dani Balbi (PSoL) e do próprio Serafini.
Pelo Sintuperj, também estiveram presentes a coordenadora geral do Sintuperj Regina de Souza e o delegado Sintuperj/Hupe Jorge Luís Mattos (Gaúcho). Pela Asduerj, estiveram presentes a presidente Amanda Moreira, o 2º vice-presidente, Frederico Irias, a 1ª tesoureira, Luciane da Silva Nascimento e o 2º secretário, Leandro Moura.