Depois de muita luta e cobranças junto à Administração Central da Uerj, o Sintuperj e a base de servidores técnico-administrativos da Uerj conquistaram mais uma vitória no Dia do Trabalhador. Em nota oficial publicada em seu site no último sábado, 01/05, a Superintendência de gestão de Pessoas da Universidade (SGP-Uerj) informou que a tão esperada progressão funcional dos cerca de dois mil trabalhadores da instituição será efetivada na folha de pagamento referente ao mês de maio (que será pago em junho). De acordo com a SGP, as progressões referentes ao ano de 2020 foram inseridas no sistema e serão pagos de maneira retroativa até o mês de janeiro de 2021.
A efetivação das progressões relativas ao ano de 2020 é um direito garantido pela lei que rege o Plano de Carreira dos técnicos da Uerj (Lei 6.701, do ano de 2014) e teve seu mérito aprovado de maneira unânime pelo Conselho Universitário (Consun) no ano de 2019, sendo uma luta travada há bastante tempo pelo Sintuperj. Através de sua Diretoria Executiva, o Sindicato realizou diversas cobranças à reitoria da Uerj, sendo a última em reunião presencial promovida no dia 21/04 entre representantes da Diretoria Executiva do Sindicato, da Reitoria da Uerj e da Superintendência de Gestão de Pessoas. Nesta reunião, a Administração Central da Universidade assumiu o compromisso de atender essa demanda de seus servidores técnico-administrativos.
Confira como foi a reunião entre a Diretoria Executiva do Sintuperj e a Administração Central da Uerj realizada em 21/04
http://www.sintuperj.org.br/2021/04/23/em-reuniao-presencial-sintuperj-e-reitoria-da-uerj-dao-encaminhamento-a-providencias-para-questoes-urgentes-dos-tecnicos-da-universidade/
Na nota publicada, a SGP reconhece ainda que os servidores técnico-administrativos da Uerj que serão contemplados com a progressão funcional têm direito a retroativos anteriores a janeiro de 2021. No entanto, por conta dos Decretos Estaduais nº 46.993 e 46.994, estão suspensos por tempo indeterminado quaisquer lançamentos em folha que configurem impactos financeiros de exercícios anteriores. Outro ponto abordado pela Superintendência foi a execução das progressões referentes ao ano de 2021, as quais o órgão ressaltou estar atuando para efetivar ainda este ano.
Confira a nota publicada pela SGP-Uerj sobre as progressões funcionais dos técnicos da Uerj