O Sintuperj se fez presente mais uma vez na cerimônia de posse dos novos servidores da Uerj, promovida pela Superintendência de Gestão de Pessoas da Uerj na manhã desta quarta-feira, 22/06. A atividade, que tem o objetivo de recepcionar os novos servidores da universidade, empossou nesta etapa 32 técnico-administrativos e docentes que foram aprovados nos concursos públicos para os cargos da instituição.
A coordenadora geral do sindicato, Regina Souza, foi a responsável por desejar as boas-vindas aos novos trabalhadores, que nas palavras da representante do Sintuperj são vitoriosos e tem como missão fortalecer a Uerj. Regina ressaltou que é importante que os novos servidores sigam o legado construído pelos trabalhadores que já passaram pela instituição, e que foi importante e necessário para que a Uerj se tornasse uma instituição de excelência. Finalizando sua apresentação, Regina ressaltou a importância da sindicalização e da participação dos servidores na luta sindical para que os direitos sejam preservados e novas conquistas sejam obtidas.
O início do evento ficou a cargo da superintendente de recursos humanos da Uerj, Claudia Rebello de Mello, que fez uma fala apresentando a instituição e elencando o trabalho que transformou a universidade em um espaço de referência no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil. Claudia ressaltou ainda a importância dos servidores públicos nesse processo de reconhecimento da universidade como um polo de desenvolvimento e garantia de direitos para a população fluminense.
Esta etapa do Ambiente-se marcou também outra grande conquista do Sintuperj. Uma das novas empossadas no cargo de Auxiliar Universitária, Mariana Alves, é a primeira servidora participante da turma especial promovida pela Coordenação de Formação e Comunicação Sindical. A turma preparatória para concursos contou com o trabalho e a expertise da equipe do Pré-Vestibular Social, projeto que desde o ano de 1998 oferece a trabalhadores da Uerj e comunidade externa a oportunidade de se preparar para a disputa de vagas de vestibulares públicos e privados, além de concursos públicos para diversas instituições.
Além de Mariana, o Pré-Vestibular Social do Sintuperj comemora nesta cerimônia de posse mais uma vitória. Renato Lins da Silva, que também foi convocado para o cargo de Auxiliar Universitário, estudou no Pré-Vestibular Social no ano de 2015, ano em que foi aprovado para o curso de Administração Pública na UFF e posteriormente no curso de Letras da Uerj. O Sintuperj parabeniza através de Mariana e Renato todos os novos servidores convocados para a Uerj, com a certeza que a universidade será uma casa acolhedora e abrindo os braços para que os novos trabalhadores entrem na luta em defesa de seus direitos e em busca de novas conquistas.
O Sintuperj respeita seu sindicalizado: confira a atuação da entidade
Além da atuação forte nas lutas políticas e a busca por ganhos sociais, os servidores sindicalizados ao Sintuperj têm outros direitos:
Assistência jurídica gratuita: responsável por representar os trabalhadores em ações relacionadas às áreas cível, administrativa, previdenciária, familiar e trabalhista;
Curso Pré-Vestibular Social: ao sindicalizar-se você contribui para que mais de 400 estudantes todos os anos possam conquistar o sonho da vaga na universidade pública. Todos os sindicalizados e seus dependentes podem também cursar o Pré-Vestibular Social do Sintuperj e têm prioridade na matrícula. O curso cobra apenas ajuda de custo, que para sindicalizados é apenas 50% do valor;
Kit escolar gratuito: distribuído no início do ano aos sindicalizados e dependentes matriculados na rede oficial de ensino.
E todos esses serviços por uma contribuição mensal de apenas 1,5% (um e meio por cento) do salário-base.
Como se sindicalizar
Passo 1: Preencha a ficha de sindicalização disponível no documento abaixo:
Passo 2: Encaminhe a ficha preenchida e assinada juntamente com seu contracheque para o e-mail secretariasintuperj@gmail.com, com o título “Sindicalização”.
Observação importante: É necessário que o servidor tenha margem disponível para averbação da contribuição sindical em folha, referente a 1,5% (um e meio por cento) do salário-base.
Para demais informações e esclarecimentos, encaminhe sua dúvida pelo Whatsapp no número (21) 99552-0657.