A tarde do dia 26/05 foi marcada por um grito dos trabalhadores de enfermagem pelo reconhecimento de sua luta e em defesa de seus direitos. As trabalhadoras e os trabalhadores, assim como as entidades e movimentos ligados à profissão, promoveram o ato Mobiliza Enfermagem no bairro de Madureira, zona Norte do Rio de Janeiro. O Sintuperj se fez presente na mobilização através da coordenadora geral Regina Souza, da coordenadora de administração e finanças Neuza Maria Conceição, da coordenadora de saúde e segurança do trabalhador Simone Menezes Damasceno e do delegado sindical Sintuperj-Hupe Paulo Machado, todos profissionais que desempenham suas atividades na Uerj em áreas ligadas à enfermagem.
A mobilização também foi uma das atividades que marcou as celebrações do mês da enfermagem, que comemora o dia de seus profissionais em 12/05, e teve como principal pauta de reivindicação a sanção e implantação do Projeto de Lei federal número 2.564/2020, que estipula o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, e também para parteiras, aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 04/05.
Durante o período de falas, antes da caminhada rumo ao Parque Madureira, os representantes das entidades ligadas à área e trabalhadores da base apontaram a importância do reconhecimento do trabalho de todos os trabalhadores de enfermagem, que dedicam suas vidas durante a pandemia de Covid-19 e foram imprescindíveis tanto nos cuidados com a população no momento mais dramático da pandemia quanto para a vacinação do povo, o que está fazendo com que o país esteja superando a Covid. Nesse sentido, a coordenadora geral do Sintuperj, Regina Souza, fez uma intervenção com palavras fortes e ressaltando que os trabalhadores de enfermagem, categoria formada em sua maioria por mulheres negras, não vivem de aplausos, mas de valorização e garantia de direitos.
Após o primeiro momento de falas, os profissionais de enfermagem fizeram uma caminhada em direção ao Parque Madureira, recebendo o apoio da população e do comércio local. No ponto final do ato, as trabalhadores e os trabalhadores puderam confraternizar curtindo o show de Dudu Nobre, que embalou a sensação de dever cumprido que orgulha uma das categorias que mais dedicou esforços pela população brasileira nos últimos anos e na história do país.