A Uerj promoveu na manhã desta terça-feira, 03/03, a cerimônia de posse dos diretores de unidades acadêmicas da Universidade, que estarão à frente das mesmas no quadriênio 2020-2023. O evento, realizado no Teatro Odylo Costa, filho, contou com a participação de autoridades da instituição, de representantes do legislativo estadual e das entidades representativas das categorias de servidores técnico-administrativos, docentes e estudantes de graduação e pós-graduação.
O Sintuperj foi representado pela coordenadora geral Regina de Souza. Também prestigiou o evento a coordenadora geral Cassia Gonçalves Santos da Silveira.
Na abertura da solenidade, o reitor da Uerj Ricardo Lodi destacou a força e a resistência da Universidade ao longo de sua trajetória de 70 anos de existência, que serão completados neste ano de 2020, e ressaltou a necessidade de criar um novo projeto para fortalecer a instituição, contando para isso com a dedicação dos novos diretores de unidades acadêmicas que estão sendo empossados. Lodi apontou ainda que neste atual momento da sociedade brasileira, em que as classes mais raivosas estão em uma guerra cultural contra a produção de conhecimento e o raciocínio crítico, a Uerj deve permanecer como um oásis do pensamento e da liberdade acadêmica e cultural.
Após a intervenção do reitor Ricardo Lodi, a palavra foi passada para a deputada estadual Enfermeira Rejane, que representou o Poder Legislativo na cerimônia. Em sua participação, a parlamentar destacou a resistência da Uerj no momento de maior crise aguda do estado do Rio de Janeiro, e apontou a importância da instituição no atual momento em que a população está sendo atacada em seus direitos mais básicos, como saúde, transporte e saneamento básico. Rejane também apontou que também é necessário que todos os setores da Uerj se unam internamente e com os demais setores da sociedade brasileira na luta em defesa da democracia, neste momento em que a mesma está sendo covardemente atacada.
A pró-reitora de Extensão e Cultura da Uerj, Cláudia Gonçalves de Lima, fez uma intervenção representando os pró-reitores da Universidade, comparando a instituição a uma ‘trincheira’ de resistência em defesa do povo do Rio de Janeiro, que deve se sentir pertencida a este espaço, o que Cláudia chamou de ‘mini-revolução’. A pró-reitora ressaltou a importância de todas as unidades da Uerj compartilharem, dividirem e se solidarizar umas com as outras, com orgulho, gratidão e respeito, para fazer com que a população fluminense também se sinta abraçada pela instituição.
O diretor do Centro de Educação e Humanidades (CEH), Bruno Deusdará, apontou que a posse dos diretores de unidades acadêmicas é um momento histórico da democracia do país e maior que os ataques que estão sendo proferidos contra a prática democrática no país, onde estão sendo convocadas manifestações contra as instituições que representam o povo.
Após as intervenções das autoridades, a secretária dos conselhos da Uerj fez a leitura do Termo de Posse dos diretores das unidades acadêmicas. Antes do encerramento da solenidades, a palavra foi passada para o diretor empossado da Faculdade de Oceanografia, Marcos Bastos Pereira, que fez uma fala representando os diretores eleitos. O professor agradeceu o apoio da comunidade acadêmica para enfrentar o desafio que se inicia à frente do cargo.
Confira os diretores de unidades acadêmicas eleitos para o quadriênio 2020/2023:
https://www.uerj.br/wp-content/uploads/2019/11/COMUNICADO_08_2019_CHAPAS_ELEITAS.pdf