A Reitoria da Uerj emitiu nota no início da noite de quarta-feira, 20/01, informando à comunidade universitária que as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 chegaram à Universidade. A partir do dia 21/01 (quinta-feira) a instituição deverá iniciar o processo de imunização dos profissionais da área da saúde que estão atuando direta e diariamente no atendimento dos pacientes com o Coronavírus, seguindo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. A vacina ministrada será a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e foi distribuída para as unidades de saúde pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
De acordo com a nota assinada pelo reitor em exercício, Mario Sergio Alves Carneiro, deverão ser imunizados nesta primeira etapa 850 profissionais da área da saúde, sendo 700 do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) e 150 da Policlínica Piquet Carneiro (PPC). A logística para a vacinação será gerenciada pelo Dessaúde/Uerj (Departamento de Segurança e Saúde no trabalho). A dose complementar de reforço, que também deverá ser ministrada 28 dias após a primeira dose, também será garantida para os profissionais incluídos nesta primeira etapa.
A Administração Central da Uerj ressalta ainda que permanece em contato permanente com as autoridades estaduais e municipais para garantir que todas as doses da vacina cheguem aos profissionais da instituição de maneira universal, e solicita a compreensão e solidariedade da comunidade universitária neste primeiro momento, pois é importante que se garanta a segurança sanitária dos profissionais que estão todos os dias lidando com os pacientes de Covid-19 e expostos constantemente ao vírus.
Confira a nota da Reitoria da Uerj
https://www.uerj.br/noticia/comunicado-da-retoria-as-equipes-do-complexo-de-saude-da-uerj/