Vitória do Sintuperj e dos trabalhadores da Uenf! Servidores da instituição tem garantia de correção do Auxílio-Saúde

Crédito da foto: Ascom/Uenf

O Sintuperj e os servidores da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro conquistaram mais uma vitória nesta sexta-feira, 14/06. Foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOERJ) a portaria 316 de 2024, assinada pela reitora da instituição, Rosana Rodrigues, regulamentando a correção dos valores do Auxílio-Saúde para os trabalhadores da universidade. Com base no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Aplicado), indicador publicado pelo IBGE, os servidores da Uenf irão receber correção de 4,16% (quatro vírgula dezesseis por cento) pelo período de maio de 2022 a abril de 2023, mais 3,63 (três vírgula sessenta e três por cento) pelo período que compreende os meses de maio de 2023 a abril de 2024. O Auxílio-Saúde dos trabalhadores da Uenf é uma conquista garantida pela Lei Estadual nº 9.450 de 2021 e instituída pela portaria da Uenf nº 135, de maio de 2022.

A instituição dos auxílios Saúde e Educação, com respectiva inserção nos contracheques dos servidores da Uenf, foi uma luta histórica e incessante travada pelo Sintuperj. Em uma construção em conjunto os membros da Diretoria Executiva do sindicato, da Delegacia Sindical Sintuperj-Uenf e os trabalhadores da instituição vem batalhando para garantir os direitos para todos dos servidores, buscando manter o nível pecuniário dos auxílios para que os trabalhadores da Uenf possam garantir suas necessidades de alimentação e de saúde com seus respectivos auxílios. Uma mostra dessa batalha em conjunto foi a presença dos representantes do sindicato na Audiência Pública realizada pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Alerj no último dia 07/06, na cidade de Campos dos Goytacazes, que debateu o Plano de Cargos e Vencimentos dos servidores da Uenf (PCV). A coordenadora geral Cassia Gonçalves e o coordenador social, cultural e de esportes Sérgio Dutra estiveram presentes na atividade e, junto com os delegados sindicais Sintuperj/Uenf, reafirmaram a dedicação, a unidade na luta e o diálogo com todas as esferas de governo em busca da aprovação e implementação do PCV.

Crédito da foto: Ascom/Uenf

Confira informações sobre a Audiência Pública da Comissão de Ciência e Tecnologia da Alerj realizada na Uenf (com informações da Assembleia Legislativa)

https://www.alerj.rj.gov.br/Visualizar/Noticia/66810

O Sintuperj, através de sua Diretoria Executiva e suas delegacias sindicais (Uenf e Hupe) reafirma a luta contínua para garantir os direitos dos servidores das universidades públicas estaduais. Estamos em uma batalha árdua para conquistar a aprovação e implementação dos planos de carreira (PCV da Uenf e PCCS da Uerj), os reajustes salariais pendentes (em luta conjunta com as entidade que compõem o Fosperj, Fórum dos Servidores Públicos Estaduais do Rio de Janeiro) e a garantia do pagamento dos auxílios Educação e Saúde também para os servidores da Uerj com inserção dos mesmos no contracheque, como ocorre com os trabalhadores da Uenf. Seguimos mobilizados e confiantes de que as conquistas serão alcançadas dentro de uma gestão responsável e que preza pelo cuidado e proteção aos trabalhadores de Uenf e Uerj.